venerdì, settembre 16, 2011

DIESES TOR IST GESCHLOSSEN


Toda a alegria silenciosa de Sísifo está aí. Seu destino lhe pertence. Seu rochedo é sua questão. Da mesma forma o homem absurdo, quando contempla o seu tormento, faz calar todos os ídolos. No universo subitamente restituído ao seu silêncio, elevam-se as mil pequenas vozes maravilhadas da terra. Apelos inconscientes e secretos, convites de todos os rostos, são o reverso necessário e o preço da vitória. Não existe sol sem sombra, e é preciso conhecer a noite. O homem absurdo diz sim e seu esforço não acaba mais. Se há um destino pessoal, não há nenhuma destinação superior ou, pelo menos, só existe uma, que ele julga fatal e desprezível. No mais, ele se tem como senhor de seus dias. Nesse instante sutil em que o homem se volta sobre sua vida, Sísifo, vindo de novo para seu rochedo, contempla essa seqüência de atos sem nexo que se torna seu destino, criado por ele, unificado sob o olhar de sua memória e em breve selado por sua morte. Assim, convencido da origem toda humana de tudo o que é humano, cego que quer ver e que sabe que a noite não tem fim, ele está sempre caminhando. O rochedo continua a rolar.


Deixo Sísifo no sopé da montanha! Sempre se reencontra seu fardo. Mas Sísifo ensina a fidelidade superior que nega os deuses e levanta os rochedos. Ele também acha que tudo está bem. Esse universo doravante sem senhor não lhe parece nem estéril nem fútil. Cada um dos grãos dessa pedra, cada clarão mineral dessa montanha cheia de noite, só para ele forma um mundo. A própria luta em direção aos cimos é suficiente para preencher um coração humano. É preciso imaginar Sísifo feliz.

O CONHECIMENTO DAS DIMENSÕES PRECISAS DA TRAGÉDIA, E A SOBREVIVÊNCIA (A QUE DURAS PENAS SEJA) A ELA.  O CASTIGO QUE DEIXA DE SER CASTIGO, PORQUE ACEITO COMO ROTINA - I.E. TOLERÁVEL.  ISSO ME LEVOU A THOREAU: 'Quando descobri que o máximo que podiam fazer era prender meu corpo, percebi a extensão da minha liberdade'.  E A LIBERDADE A QUE SE REFERE, ENTENDO-A, É SABER-SE CAPAZ DE SUPORTAR TUDO QUANTO NÃO ATINGE (PORQUE NADA O PODE) A MENTE. COMO NOS MORTOS TIBETANOS POSITIVADOS: "Your body being a mental body is incapable of dying even though beheaded and quartered. In reality, your body is of the nature of voidness; you need not be afraid".

O VAZIO DE CIÓRAN?  CONSOLO PARA A TORTURA?  PARA A DOR, QUE CONFERE SENTIDO À PRÓPRIA VIDA - MESMO QUE LEVE À MORTE? 
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POIS SIM.  A LIBERDADE DO VAZIO QUE SUBSISTE (O VAZIO) À DOR INFLIGIDA - ESTA NÃO PASSANDO DE ALUCINAÇÕES.  DO QUE LEIO, AINDA QUE DERRUBE POR TERRA A IDÉIA DE DEUS E DIABO, PERMANECE, AINDA, MEU MAIOR ALENTO.  

*minha ilação de 'sem senhor' é simples/ista.  refere-se a anarquismo.  e livre-arbítrio.  a um só tempo.

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CI SIAMO QUATTRO. E LEGGIAMO ASSOLUTAMENTE TUTTO. DOPO TRE O QUATTRO MESI. E CINQUE O SEI BICCHIERI. DI VELENO.